31 dezembro, 2009

Não podemos esperar sentados


Vai-se embora o ano velho deixando para o Ano Novo os velhos problemas.

Minas de Aljustrel, um negócio do qual se desconhecem os contornos o que me deixa “com a pulga atrás da orelha” mas como não houve escutas nada sabemos, se houvesse saberiamos o mesmo.

A verdade é que continuam sem laborar.

A auto estrada Sines/Beja, parece que as Estradas de Portugal meteram água, ou talvez vantagens para amigos e o Tribunal de Contas chumbou o processo e claro está que nesta República de qualquer coisa o governo acha que quem está errado é o douto Tribunal.

Auto estrada em banho Maria.

O Aeroporto de Beja, agora rebaptizado de Aeroporto do Alentejo, o nome é o menos, continua a marcar passo, parece que agora é daqui a nove meses.


Um parto dificil.

A melhoria da estrada Vila Real de Snato António/Beja lá continua paradissima nas imediações do Espirito Santo.

Nem o santo espirito a salva.

A Barragem de Alqueva lá continua a deixar correr àgua rio abaixo, àgua essa que os espanhóis controlam e ainda por cima poluiem a seu belo prazer.

A agricultura no próximo ano pode ser que se safe se o S. Pedro continuar generoso.

O desmprego atinge valores record na corrida de S. Silvestre.

Entretanto na Câmara de Beja onde segundo o presidente da edilidade teria chegado a liberdade ao fim de trinta e cinco anos, continua a caça às bruxas.

Beja Capital sem passagem de ano popular, com Pai Natal Azul e voador nas Portas de Mértola e uma Árvore de Natal Nua nos Paços do Concelho bem ao gosto do edil.

Valha-nos o Eurojust, pois o grande Estádio de Leiria vai ser vendido, ou não.


E "nós cá vamos cantando e rindo" à espera de D. Sebastão para terminar as obras de Santa Engrácia.


Por isso mais logo quando fôr meia noite, não se esqueçam ouçam as doze passas, formulem doze desejos, ( nós já formulámos até mais) e comam doze badaladas.

09 dezembro, 2009

VIDENTES É O QUE É


As coisas que estes homens conseguem PREVER

"O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou na terça-feira, 8, o primeiro-ministro, José Sócrates, e os partidos da oposição de direita de serem «fiteiros», porque discutem na Assembleia da República (AR) mas «vão entender-se» nas medidas estruturantes. «Chama o nosso povo de fiteiros. É isso que são, porque mais tarde ou mais cedo vão entender-se», nos planos das políticas económica, fiscal e europeia e na Justiça, disse Jerónimo de Sousa, no final de um almoço convívio do PCP, em Aljustrel.

Para ilustrar a acusação de «fiteiros», o líder dos comunistas lembrou «aquela fita na AR, em que parecia que [José] Sócrates e [Paulo] Portas quase chegavam a vias de facto», com o primeiro-ministro a dizer para o líder do CDS-PP «ter juizinho» e este «a falar BPN, BPN».

«Sócrates que não se preocupe, porque quando chegarmos às medidas estruturantes, vão ver com quem é que eles se vão entender. Encontram rapidamente parceiros. Se não encontrarem com o PSD, encontram com o CDS-PP», previu Jerónimo de Sousa. ( Previsões correctas CDS/PP vai abster-se)

«Em Janeiro será discutido o Orçamento do Estado» para 2010 e «vamos ver quem são os parceiros que o Governo encontra», disse Jerónimo de Sousa.

Mais


05 dezembro, 2009

DESPACHO 25916/2009

Faço questão de responder a este comentário "Cheirou-te a m.... porque é tudo aquilo que tu produzes e aquilo que és. Normal que cheire a m... perto de ti!!!!", deixado num post deste blog - veja-se a consideração que os meus convidados anónimos me merecem - da seguinte forma.

Despacho n.º 25916/2009
Nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 322/88, de 23 de Setembro,
nomeio o licenciado Artur Rodrigues Pereira dos Penedos para exercer funções de assessor do meu Gabinete, em regime de comissão de serviço.
Este despacho produz efeitos a 26 de Outubro de 2009
12 de Novembro de 2009. — O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto Sousa.
32242009
confirme você mesmo não quero que lhe falte nada.
Já agora explique lá por favor quem é este amigo doutor do senhor ministro, para que os merdosos fiquem um nadinha mais esclarecidos. " Com quem andas, diz-me o que aprendes".


SUBITAMENTE


Foto Antonio J. Rodrigues

Que visão de artista!

Se eu transformasse os simples vegetais,

A luz do sol, o intenso colorista,

Num ser humano que se mova e exista

Cheio de belas proporções carnais?
Cesário Verde

03 dezembro, 2009

PS A POIA COMISSÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO PROPOSTA PELO PSD


Imagem NET

"Francisco Assis anunciou hoje que a bancada parlamentar do PS vai viabilizar a constituição de uma comissão eventual para o combate à corrupção, ideia lançada por José Pacheco Pereira e depois proposta pelo grupo social-democrata."

E porque me cheirou de imediato, tudo à mesma m.......... ao ler a noticia?

REUNIÃO DE CÂMARA DE 2 DE DEZEMBRO

"Os vereadores da CDU, em reunião de Câmara realizada ontem, manifestaram as suas preocupações e dúvidas relativamente a algumas situações, nomeadamente quanto à situação financeira, quanto à situação dos concursos para admissão de pessoal iniciados pelo anterior executivo, quer ainda quanto à situação de renovação de contratos a funcionários que prestam serviço na autarquia.

Questionámos a divulgação de dados do endividamento do município que terão levado um semanário da cidade a divulgar números perfeitamente astronómicos e informações incorrectas quanto à dívida da Câmara e que se desconhece a sua origem, exigindo-se, por isso, mais rigor, isenção e seriedade por parte de quem dá as informações para a comunicação social e neste caso, também de quem as publica.

Quanto aos concursos para admissão de pessoal, questionámos a maioria sobre a intenção de dar ou não continuidade aos procedimentos em curso, já que os mesmos tinham resultado da manifestação de necessidades dos vários sectores e responsáveis da autarquia.

No que diz respeito à renovação dos contratos, questionámos sobre os critérios adoptados para a renovação ou não dos mesmos tendo sublinhado o apoio à renovação de todos os contratos.

Foram questionados os critérios adoptados para a não renovação de alguns contratos tendo a maioria PS justificado com a falta de perfil e formação técnica, nuns casos e a possibilidade de suprir necessidades com o recurso a técnicos existentes na autarquia com formação nas áreas em concreto.
Os vereadores da CDU questionaram que, sendo este o critério, se o mesmo seria mantido em futuras situações, sendo de salientar que a resposta a esta questão não desfez as dúvidas o que, de alguma forma, nos remete para as preocupações já avançadas em anterior nota de imprensa e que podem ser encaradas como “procedimentos persecutórios, em desrespeito com promessas eleitorais feitas, as quais referiam inteira disponibilidade para trabalhar com todos, reafirmadas já depois das eleições em reunião geral com os trabalhadores da autarquia.”

Manifestamos a preocupação cada vez mais alicerçada em dados concretos que nos critérios para a não renovação estejam a ser consideradas, não as necessidades do serviço, a par da competência, capacidade e perfil manifestados para a execução das funções mas questões de natureza politico partidária. Esta atitude, protagonizada especialmente pelo Presidente da Câmara, com a cumplicidade dos restantes eleitos da maioria PS pretende, entre outros motivos, cercear no futuro a luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores.
Para evitar estas situações e garantir a transparência nas decisões solicitámos o acesso a todos os membros do Executivo da Câmara dos pareceres expressos pela estrutura hierárquica em cada caso concreto.
Questionámos ainda sobre o atraso na transferência de verbas paras as Juntas de Freguesia, relativas aos Protocolos de descentralização de competências, dado ser a primeira vez que esta situação acontece, pondo em causa o pagamento de salários e subsídio de Natal nessas instituições.
No período da Ordem do Dia, manifestámos a nossa discordância relativamente às medidas que levaram à diminuição da habitual programação da Semana de Música para o Natal e mesmo ao desaparecimento da mesma, dentro do figurino em que se realizou ao longo de 24 edições.
( Se fossem os eleitos da CDU a ter esta postura, caía o carmo e a trindade)

Por último, sugerimos o adiamento da assinatura do protocolo entre o Município, Junta de Freguesia de Santa Vitória e a empresa Mar Kayaks, Lda, e o sistema de fundo de maneio a ser usufruído pelo executivo, pelo facto das propostas apresentadas nos suscitarem algumas dúvidas.
Beja, 2 de Dezembro de 2009
Os Vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja

01 dezembro, 2009

QUEM TE AVISA TEU AMIGO É

A História tem por vezes coincidências simbólicas e o dia de amanhã não deixará de marcar uma delas.
No dia em que Portugal comemora um importante momento da afirmação da sua nacionalidade, 1 de Dezembro, em que se assinalam 369 anos sobre a recuperação, por via da luta, da independência e da soberania nacionais, o povo português é confrontado com um sério atentado à sua soberania e à independência do seu País com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Com este novo Tratado, Portugal entra numa nova fase do processo de “integração europeia” que institucionaliza o neo-liberalismo como doutrina económica; que consolida a União Europeia como bloco económico e político de carácter imperialista, aprofundando a sua vertente militarista, e que reforça o carácter federalista e de directório de potências da União Europeia.
O Tratado de Lisboa entrará amanhã em vigor, mas o PCP reafirma hoje que tal rumo da União Europeia não é uma inevitabilidade e que os direitos sociais, laborais e nacionais, o presente e o futuro do País, dos trabalhadores e do povo português, continuam a estar nas suas próprias mãos e na sua capacidade de luta por transformações sociais que trilhem o caminho da ruptura e da mudança patriótica de esquerda que se impõe.
Neste processo de imposição do Tratado de Lisboa aos povos da Europa, Portugal será apresentado amanhã como um “vencedor”. Mas, como o PCP não se cansou de denunciar, o povo e o País perdem com este Tratado, assim como perdem os restantes povos da Europa.
Perdem porque o aprofundamento da crise estrutural do sistema capitalista e a profunda crise económica e social em que o país se encontra demonstram que são exactamente as políticas que este Tratado institucionaliza que estão na origem da crise, dos défices estruturais, da dependência e dos graves problemas económicos e sociais do nosso País. Perdem os trabalhadores e o povo português porque este tratado enquadra toda uma linha de políticas anti-sociais que garantem os lucros milionários ao grande capital à custa do desemprego em massa, do trabalho precário, do alastramento da pobreza e das desigualdades e da destruição de conquistas históricas do movimento operário na Europa.
Perde Portugal porque com este Tratado vê transferidas competências de soberania em numerosos domínios ao mesmo tempo que perde influência nos processos de decisão da União Europeia.

Para mais informação ver aqui, e não tenham medo que os môços não mordem.