07 junho, 2009

Solidariedade com o povo saharaui

Salem Lebsir com o vereador Santiago Massias da Câmara Municipal de Moura
Salem Sidi Brahiam Lebsir, governador do campo de refugiados saharauis de Dakla, situado na Região de Tindouf a Sul da Argélia visitou Portugal a convite do Conselho Português para a Paz e Cooperação e foi recebido pela Câmara Municipal de Beja e pela Câmara Municipal de Moura, duas das autarquias alentejanas que participam com apoios a actividades educativas, incluindo a construção de uma escola no acampamento de Dakhla.
O território do Sahara Ocidental foi uma colónia espanhola entre 1884 e 1976. Espanha enfrentou sempre a resistência da sua população. A grande insurreição de 1958 mostrou o seu desejo generalizado de autodeterminação e independência.
Salem Lebsir, juntamente com Brahim Gali, Sidi Lebsir, Abdel Hay Sid M’hamed, Salama Mami e Sídi Brahim Bassiri, este último Secretário Geral do movimento encontra-se desaparecido há vários anos, possivelmente assassinado pelo exército marroquino.
Estes seis homens foram os organizadores da manifestação de 1970 que nesta década marca a intensificação da luta vitoriosa contra a colonização espanhola e pelo direito à autodeterminação do Sahara Ocidental. Foram também estes os fundadores do Movimento de Libertação que em Maio 1973 viria a dar a origem à Frente Popular de Libertação de Saguia-El-Hamra e Rio de Ouro (POLISARIO), conhecida por Frente Polisário que passou a liderar a luta de libertação do povo saharaui.

1 comentário:

BOGA E AXIGÃ disse...

Estou mesmo a gostar desta rebêra. Conjugação perfeita!
Muitas rebêradas!