23 novembro, 2009

A DIFERENÇA ENTRE HOMENS DE CONVICÇÕES E PALHAÇOS


Tudo muito bem explicadinho aqui

Muros" que é preciso e urgente derrubar
José Soeiro:
“Lembro apenas a Pita Ameixa os muitos “muros” que persistem na sociedade portuguesa, alguns erguidos e outros reforçados após a queda do “muro de Berlim”. “Muros” que só a sua cegueira anticomunista não permite ver. “Muros” que Pita Ameixa justifica e sustenta”.

Confesso que ainda me senti tentado em responder à letra ao insultuoso artigo de Pita Ameixa publicado no último "DA". Se considerasse que as afirmações nele contidas eram o resultado da ignorância do seu autor, ignorância com que infelizmente nos confrontamos no quotidiano sobre o ideal comunista e o programa do PCP para a sociedade portuguesa, ou sobre o papel do PCP no combate à ditadura fascista que oprimiu o povo português durante 48 anos, levando à prisão, à tortura e à morte tantos democratas, sobretudo comunistas, fá-lo-ia. Mas sendo o artigo de Pita Ameixa e conhecido que é o seu anticomunismo e estilo provocatório não o irei fazer ainda que ele seja o ponto de partida para o que vou escrever.
Quanto aos insultos gratuitos a todos os que não votando no PS optaram pelo seu apoio à CDU não deixarão certamente de ter a devida resposta no momento adequado. Como diz o povo, "há mais marés que marinheiros".
O artigo de Pita Ameixa serve apenas para confirmar que a linguagem ordinária usada por Pulido Valente após ter sido eleito para a Câmara de Beja, com os votos do PS e do PSD, quando afirmou que finalmente tinham chegado a Beja a liberdade e a democracia, não foi apenas um infeliz e condenável lapso de linguagem mas a expressão do pensamento dominante entre alguns dos altos representantes do PS no nosso distrito, o que é na verdade lamentável e, certamente, não deve deixar de envergonhar a maioria daqueles que confiaram o seu voto nestes "democratas". Lembro apenas a Pita Ameixa os muitos "muros" que persistem na sociedade portuguesa, alguns erguidos e outros reforçados após a queda do "muro de Berlim". "Muros" que só a sua cegueira anticomunista não permite ver. "Muros" que Pita Ameixa justifica e sustenta.
"Muros" das desigualdades e injustiças sociais, "muros" dos baixos salários e reformas de miséria, "muros" do desemprego e da pobreza, "muros" no acesso aos cuidados de saúde ou à justiça, "muros" entre as regiões do interior e do litoral. "Muros" e mais "muros", estes sim, da vergonha, que os sucessivos governos do PS e do PSD teimam em ignorar e que sustentam em nome dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros que dominam e asfixiam o País e que são a base de um modelo económico que, assente na roleta da Bolsa e do Mercado de Capitais, está na origem da gravíssima crise económica e social que o País atravessa.

18 comentários:

Anónimo disse...

Falas bem mas não me alegras. Melhor falas bem mas não me convences!! O facto de haverem tantos muros na nossa sociedade não impede que seja verdade o desastre provocado pelo comunismo no mundo. De boas intenções está o inferno cheio.

samuel disse...

Olha... mais um que acredita em tudo o que lê nas peças de "história" reescrita... e em t-shirts...

Anónimo disse...

Sim história reescrita é a história do comunismo mundial, devoraram-se uns aos outros. Autenticos canibais com uma história mais violenta que a do nazismo!!

KGB disse...

É, Anónimo, canibalismo é o minimo que conseguimos. Uuuuuiiiiiiii. que belo môço este, esperto, inteligente, sabe das coisas. Por acaso não é o substituto do Sócrates? Com essa convicção de conhecimentos se não tiver já a licenciatura, proponha-se aos exames das novas oportunidades ao fim de semana e vai lá amigo, a sua cultura geral vai ajudar imenso.

Anónimo disse...

Um abraço ao José Soeiro. E os meus parabéns pelo artigo publicado no DA.
João Oliveira

Anónimo disse...

O teu aparente gozo é mais da familia do "engulho". Verdades são verdades. Como sabes que não há volta a dar-lhe gozas.

Anónimo disse...

Já agora também é sempre bom lembrar os muros que quiseram levantar no Alentejo. A coberto da máxima "a terra a quem a trabalha" bem que usurparam e destruiram a economia regional. Muitos trabalhavam e meia duzia "dirigiam" os interesses do partido e os seus interesses pessoais. Os Alentejanos não esqueceram esses tempos de instabilidade e de miséria económica e moral.

BOGA E AXIGÃ disse...

Estamos perante um sapiente anónimo que consegue ultrapassar os limites razoáveis de qualquer mentecapto e das duas uma ou é muito jovem ou tem pai agrário, dado que desconhece como estava o Alentejo antes do 25 de Abril, antes das terras serem ocupadas e postas a produzir em que o abandona era a regra e o produzir era a excepção a maioria das terras ocupadas produziam exclusivamente caça. Após a destruição da Reforma Agrária pela via da repressão em que inclusivamente trabalhadores foram assassinados a tiro no concelho de Montemor, as terras voltaram ao abandono, hoje continuam a ser excepção as que produzem como o (i)letrado anónimo deve constatar nos calhamaços onde se cultiva. Como suponho que felizmente não é invisual basta olhar os campos que o rodeiam e poderá constatar o que escrevo, pois apenas algumas terras produzem olival intensivo na sua esmagadora maioria propriedade de grupos económicos ou cidadãos espanhóis, porquê? Porque os latifundiários absentistas preferiram passar tudo a notas em vez de produzir e porque o PS e o PSD tem apadrinhado uma PAC que tem levado pura e simplesmente à destruição da agricultura do País.

Anónimo disse...

Esconde amigo esconde, esconde bem a miséria que criaram pelo mundo a coberto da defesa dos trabalhadores. A reforma agrária foi mais uma tentativa de colectivização, felizmente falhada, em que os trabalhadores foram usados e abusados. Não digo que os "latifundiários" estavam certos com a atitude que tinham, mas não me queiras convencer que a dita da reforma agrária funcionava bem.Estavas lá??? Eu por acaso assisti a muita coisa, não sou filho de agrário, mas o que vi foi a loucura completa. Muitos bons camaradas encheram-se ás custas do que roubaram e o PCP deu cobertura a esses abusos. Morreram trabalhadores, pois infelizmente morreram, culpa do PCP que os empurrou para uma resistencia sem sentido. Não queiras branquear esse periodo negro da nossa história.

O camponês disse...

Oh mentecapto, ninguém pretende esconder nada, atrasado mental, houve erros e ninguém pretendeu esconddê-los, contudo isso não nos leva a defender aquilo que temos hoje - terras improdutivas porque a nova geração de agricultores não fazem a ponta dum caralho, perdão, passeiam nos jipes e levam aos SPAS as mentecaptas loirissimas que sõ têm pernas e mamas e que mais não sabem fazer se não chular o que os velhos vos deixaram de herança. Olha o que aconteceu á herdade da Figueirinha que o leonel cameirinha comprou para o neto, agora vende-a porquê?
o que aconteceu ao património desses homens que trabalharam nesta cidade de Beja e foram construindo património? VENDIDO a estrangeiros, porque os descendentes para além de nada fazerem estoiram o que há.
Reforma agrária SIM, apesar de todos os erros que se possam ter cometido, pelo menos este alentejo tinha uma situação de pleno emprego, as pessoas andavam felizes, as aldeias repletas de população, tudo era vida.
Agora voltámos a ter aldeias vazias, velhos e os poucos que têm idade para trabalhar ou emigram, ou estão desempregados.

Anónimo disse...

Pois é partis-te para o insulto. Tudo dito.

BOGA E AXIGÃ disse...

Pois é caro anónimo, é que eu estava mesmo lá e continuo cá, por isso sei do que falo, sei o chão que piso sei o que vi antes de 74, sei o que vi na época da Reforma Agrária e sei o que vejo de novo.
Não foi perfeita, felizmente nada é perfeito, mas as pessoas tinham trabalho e recebiam salário ao fim do mês, sim ao fim do mês e não com dias ou meses de atraso, como é prática corrente hoje.
As terras produziam, talvez o culto anónimo desconheça que foi essencialmente na època da Reforma Agrária que se iniciou numa escala já muito razoável as culturas de regadio, tomate, pimento, tabaco, milho, girassol, beterraba, etc
Talvez desconheça também o quanto aumentou a àrea semeada com cereais ainda que de sequeiro.
Será que é capaz de admitir que a produção aumentou imenso nesses anos?
Desconhece certamente que as pessoas antes do 25 de Abril faziam kms a pé para ir trabalhar e chegadas ao corte de trabalho se começava a chover voltavam para trás a pé novamente e não recebiam um tostão.
Quer-me dizer que as relacções de produção no tempo do fascismo não tinha muito ainda de feudais?
Sabe o que eram as comedorias e o trabalhar a de comer?
Estude, analize isto é mastigue a informação, não a engula cegamente, diverssifique as fontes de informação, para não dizer asneiras.

Anónimo disse...

Não me venha com a história do Feudalismo e do fascismo para justificar as enormidades do comunismo. Todos sistemas maus e curruptos, não sei sinceramente qual o pior.

Anónimo disse...

O capitalismo seu anaco.

Anónimo disse...

Bem, se o país tivesses entrado em regime de comuna em após 1974 se calhar estavamos melhor!
Obvio que alguem iria entregar o país de bandeja à mãe russia (como tentou) e obvio tambem que os estados unidos não iam gostar e provavelmente tinhamos entrado em guerra civil, mas pronto muita da corja que por ai anda hoje - dos dois lados da barricada - já cá não estava de certeza.
Uma coisa é certa Beja esteve nas mãos vermelhas 34 anos e está como está. Agora imagine-se que tinha sido o país nessas mesmas mãos 34 anos!!!!

BOGA E AXIGÃ disse...

Está como está, bem diferente de outras geridas 34 anos pelo PS e PSD, o crâneo anónimo conhece,o concelho de, Faro por exemplo, Olhão por acaso, Lisboa por acaso, Porto por acaso,Almodôvar por exemplo, Ourique por exemplo,Portimão por acaso, Leiria por exemplo, Odmira por acaso? Conhece os números por exemplo ao nivel do saneamento e tratamento de àguas residuais?
Conhece o mau trabalho urbanistico ali desenvolvido?
Ao nivel da oferta cultural, conhece dados?
Pois já vi pela sua incultura e pela forma como se afasta das várias questões que é pouco conhecedor deste País, limita-se a mandar uns pitafos para o ar e mais nada imbuidos que um àcido anticomnista demasiado básico, fique sabendo que Salazar, Hitler, Mossulini, Franco e outros também tinham essa acidez, mas de nada lhes valeu.

Anónimo disse...

Ficámos a saber que nas Câmaras Comunistas é uma maravilha...

Anónimo disse...

Não sendo uma maravilha têm um desempenho qualitativamente e quantitativamente superior à generalidada das outras e mais, são isentas de Felgueiradas, de Isaltinadas, de Loureiradas, de Saleiradas e afins.